Você sabe o que é “apneia do sono”?

A Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), mais conhecida como apneia do sono, é uma doença crônica caracterizada pela obstrução das paredes da faringe de forma total ou parcial durante o sono. Isso leva a falta de oxigenação pulmonar durante esses epsódios, com inúmeras consequências, entre elas : arritmias e o desenvolvimento de hipertensão.

Os sintomas mais frequentes são ronco, sono excessivo durante o dia, interrupções da respiração durante do sono e até mesmo alterações na memória e raciocínio.

O diagnóstico da apneia do sono é feito através do exame físico, história clínica e da polissonografia, o exame do sono. Contudo, apenas com os sintomas mais comuns já é possível suspeitar que a pessoa apresente esta doença.

Apesar de ser um distúrbio, com o qual a muitos paciente convivem razoavelmente, a apneia possui algumas estratégias de tratamento e elas devem ser adotadas de acordo com o perfil de cada paciente. São os mais comuns:

Tratamento com aparelhos intraorais;
Tratamento cirúrgico;
Emagrecimento (na presença de sobrepeso ou obesidade).
Uso de máscaras para dormir (CPAP)

Vale lembrar que, apesar de eficiente, o tratamento da SAOS deve ser acompanhado de mudanças comportamentais, que podem até mesmo aliviar alguns dos sintomas típicos da apneia, são eles:

Evitar consumir bebidas alcoólicas;
Praticar exercícios físicos;
Evitar o tabagismo;
Realizar tratamento de obstrução nasal em pessoas com rinite.

A orientação de um profissional especializado é essencial para um tratamento satisfatório.

FONTES: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Instituto do Sono e Revista Neurociências.