Saúde do coração - Dra. Nathália Felix

Saúde do coração

Cardiologista titulada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dra. Nathália, entende que a boa alimentação deve fazer parte do tratamento de qualquer doença, principalmente, quando envolve riscos ao coração. Dessa forma, atende pacientes com colesterol alterado, hipertensão, insuficiência cardíaca, histórico de infarto ou mesmo aqueles que desejem prevenir problemas futuros através de um check up. 

Durante a consulta é realizado o eletrocardiograma, que traz mais informações sobre o paciente, bem como bioimpedância corporal, tecnologia que permite quantificar a gordura e a massa muscular, que hoje sabemos ter um grande impacto sobre o coração. 

Por também ser nutróloga, o planejamento alimentar e a suplementação são pontos considerados  nos atendimentos, visando benefícios adicionais à saúde e bem-estar.

Saiba um pouco mais sobre a importância de cada um desses pontos:

  • Hipertensão arterial 

Muito conhecida entre os brasileiros com o nome “pressão alta”, a hipertensão arterial é uma doença que ataca o coração, cérebro, olhos e pode causar outras complicações em órgãos como os rins. 

Pode ser causada por obesidade, sedentarismo, estresse e quantidade excessiva de sódio (sal) na dieta, principalmente em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. 

A doença é silenciosa e, por isso, a melhor forma de prevenir é realizar um check-up e ficar de olho nas possíveis doenças e complicações. 

  • Colesterol elevado

Uma doença também muito popular no Brasil é o colesterol alto, condição que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). 

Isso acontece quando, ao consumir grandes quantidades de alimentos ricos em gordura ou por questões genéticas, o fígado fica sobrecarregado e produz mais colesterol do que o normal. 

  • Insuficiência cardíaca

Esta doença ocorre quando o coração se torna incapaz de bombear adequadamente o sangue para nutrir todo o organismo, sendo a via final de diversas cardiopatias.

Ela pode ser causada por infarto, hipertensão, problemas nas valvas cardíacas, obesidade, inflamação do coração (miocardite) e muitos outros.

Embora haja tratamento, uma das coisas mais importantes com relação a essa doença é a prevenção. Então, deve-se fazer atividade física regularmente e cuidar da alimentação e de todos os fatores de risco implicados.

  • Infarto  

Muitas vezes confundida com ataque de pânico, o infarto é muito perigoso e pode levar à morte. Ele acontece quando as células de uma região do músculo do coração morrem por causa de falta de irrigação, muitas vezes, devido ao entupimento da artéria por um coágulo. 

Embora a dor no peito seja um sintoma frequente, nem todos os ataques cardíacos começam com essa dor aguda, alguns sintomas podem ser mais leves ou menos óbvios, como indigestão, náuseas e desconforto em membros superiores. 

Ao aparecerem os primeiros sintomas, procure ajuda ou vá a um hospital imediatamente. O mais indicado é procurar ajuda profissional o mais rápido possível!

Depois, o indicado é seguir com o tratamento com um cardiologista e acompanhar para reduzir a chance de acontecer de novo e prevenir sequelas. 

  • Risco cirúrgico 

Antes de realizar um procedimento cirúrgico, seja estético ou de saúde, é preciso tomar certas precauções indicadas pelo médico e, uma delas, é o risco cirúrgico. 

Esse tipo de exame é extremamente importante, uma vez que ele concede valiosas informações sobre a situação clínica do paciente. Esse risco cirúrgico pré-operatório é calculado com base nos resultados, fatores relacionados à idade, doenças crônicas e histórico familiar, buscando uma avaliação ainda mais completa e eficiente. 

 Dessa forma, a cirurgia tem ainda mais chances de ser um sucesso e a recuperação mais tranquila. 

  • Check up regular

Como vimos acima, muitas doenças do coração são silenciosas ou apresentam sintomas que se confundem com doenças menos graves. Por isso, a única forma de prevenir essas complicações e tratar o mais cedo possível, é estando em dia com a saúde do coração.

Mas qual é o melhor passo para isso? Fácil, o check-up cardiovascular realizado regularmente. 

Através de exames clínicos, anamnese, exames físicos e outros complementares, o cardiologista consegue acompanhar de perto as doenças e possibilidades de evoluções, diminuindo suas consequências.

Marque uma avaliação