Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de Depressão. E diferente do que se pena, este não é um transtorno apenas psiquiátrico, mas sim, algo que atinge todo o corpo. Isto porque os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo, fazendo com que o corpo fique cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.

A depressão exige grande atenção e percebê-la não é tão difícil, uma vez que a doença apresenta uma série de sintomas. Dentre eles, talvez o mais evidente, seja o humor depressivo, que se caracteriza por tristeza e melancolia, acompanhado por falta de ânimo e de disposição, incapacidade de sentir prazer em atividades habitualmente agradáveis, alterações do sono e do apetite. Além de pensamentos negativos, desesperança, desamparo.

Caso não seja tratada logo no início, a Depressão pode começar a afetar o corpo, gerando males como: problemas de coração, dores musculares, aumento ou perda de peso, fadiga, sistema imunológico fragilizado e dores de cabeça.

A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a Depressão, uma vez que liberta no cérebro substâncias (as endorfinas), que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade. Quando nos propomos a nos movimentarmos, ocorre um estado de excitação geral, ativando diversos sistemas do corpo, alterando o metabolismo cardiovascular, as taxas hormonais e contribuindo para alterações positivas nos estados de humor.

Outras formas de vencer a depressão e prevenir todos esses problemas são:

1) Compreenda seu corpo como um todo: você é uma totalidade a ser entendida e cuidada;
2) Permita-se receber ajuda: a solidão não é boa conselheira quando sofremos com a depressão. Busque ajuda profissional e mantenha-se próximo a pessoas que te amam;
3) Pratique atividades físicas ao ar livre! Veja pessoas, sinta a brisa, o sol. Aproveite este momento!
4) Preste atenção a sua pressão arterial: programe exames de rotina periódicos com seu médico;
5) Canalize suas emoções negativas de algum modo: através da pintura, da escrita, do esporte, da música. Evite acumular tensões ou seu coração também se ressentirá.
6) Não tenha vergonha em buscar ajuda de um médico psicólogo. A depressão é uma doença, devendo ser tratada com importância e busca de assistência.